Colégio Paraná - Educando com amor

MENSAGEM

Fim de férias e a hora de voltar à rotina

23-07-2022
As férias chegaram ao fim. Depois de um período de descanso para o corpo e a mente, é hora de arrumar a mochila de novo e encarar um segundo semestre cheio de novos aprendizados e desafios! Para ajudar nossos alunos e os pais a retomarem o ritmo, nós separamos algumas dicas para esse momento que podem contribuir para a vida toda! 1 – Sono e alimentação - Boas horas de sono e uma alimentação equilibrada proporcionam, além de muita disposição no dia seguinte, a melhora do aprendizado para as crianças. Por isso, busque comer alimentos mais leves à noite e saudáveis na maior parte dos dias, deixando aquele hambúrguer ou batatinha frita apenas para o final de semana, além de dormir mais cedo para que o corpo volte ao ritmo. 2 – Organização - Pela manhã, principalmente para quem precisa acordar mais cedo, a quantidade de tarefas realizadas pode atrapalhar e fazer com que você se atrase. Portanto, tente deixar o máximo de coisas adiantadas desde o dia anterior, como separar o uniforme, arrumar a mochila e preparar a lancheira, por exemplo. 3 – Tecnologia - Alguns aplicativos também podem ajudar na organização da rotina e outros, na compra de materiais que sejam necessários para a retomada das atividades na escola. No Buscapé, por exemplo, você consegue comparar preços entre lojas e optar pelo mais em conta, além do Todoist, ferramenta que gerencia e lista as tarefas que devem ser realizadas durante o dia. 4 – Emocional - Algumas crianças sofrem mais que as outras no início da vida escolar ou mesmo com a volta após um período de férias, por isso, vale um apoio emocional e entendimento dessa situação. Uma atitude simples e que pode amenizar essa fase pode ser a participação da família com um desenho, cartinha ou uma foto. Os pais e irmãos podem dar à criança algo que a faça lembrar deles, como um objeto de transição. É uma forma de fazer com que ela se sinta lembrada e saiba que pode buscar apoio naquilo quando sentir saudades. 5 -Tempo junto - Independente da rotina, da volta às aulas, ao trabalho e tudo o que faz parte da nossa vida, priorize sempre os momentos em família. Às vezes, os pais ficam cheios de afazeres e as crianças com tarefas, cursos, entre outras coisas, mas a conexão deve ser sempre a base para que todos passem por tudo juntos. O vínculo é saudável e vale de tudo: filme no fim do dia, histórias antes de dormir, domingo no parque…o que fizer você felizes!