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MENSAGEM


18 DE ABRIL – DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

18-04-2022
18 de abril é a data escolhida para celebrar a literatura infantil nacional. Isso porque, nesse dia, em 1882, nascia o escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira. Portanto, é uma data que celebra esse tipo de literatura e homenageia esse escritor, autor não só de textos para crianças, apesar de ser mais conhecido por eles. Além dos livros de Monteiro Lobato, o público infantojuvenil conta com outras grandes obras nacionais e internacionais para o seu entretenimento e, acima de tudo, para pensar sobre a realidade. Por exemplo: O meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos; Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol; As aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi; O mágico de Oz, de L. Frank Baum; e Viagem ao centro da Terra, de Júlio Verne. POR QUE O DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL É NO 18 DE ABRIL? O Dia Nacional do Livro Infantil foi criado pela Lei no 10.402, de 8 de janeiro de 2002: “Art. 1o Fica instituído o Dia Nacional do Livro Infantil, a ser comemorado, anualmente, no dia 18 de abril, data de nascimento do escritor Monteiro Lobato na cidade de Taubaté, interior de São Paulo. Formado em Direito, exerceu o cargo de promotor público de justiça. Monteiro Lobato (1882-1948) não escreveu apenas para o público infantil, no entanto, escrever para crianças deu a ele projeção nacional. Principalmente, após a sua morte, quando a série Sítio do Picapau Amarelo foi adaptada para a televisão. As personagens Narizinho, Pedrinho, Emília, Visconde de Sabugosa, Tia Nastácia e Dona Benta exploram um mundo de fantasia, que dialoga com personagens e fatos históricos e com o folclore nacional. Monteiro Lobato foi o primeiro escritor brasileiro a escrever especificamente para as crianças. Antes dele, as crianças só tinham como referência autores europeus. Outra contribuição de Lobato foi em relação a seu pioneirismo no mercado editorial, tendo sido dono de editoras, as quais contribuíram para a produção de livros no país. Após ter herdado uma fazenda de seu avô, dedicou-se ao meio rural. Mergulhado nesse universo rural, escreveu contos em jornais e revistas em que retratava e analisava o homem do campo, com seus hábitos e costumes peculiares. Esses textos dispersos foram reunidos no livro Urupês, publicado em 1918. É dessa obra o famoso personagem Jeca Tatu, que posteriormente chegou ao cinema. Sua primeira obra destinada às crianças foi a narrativa A menina do narizinho arrebitado, publicada em 1920. A essa obra se somam outras 23 obras, que, juntas, compõem o universo mágico ambientado no Sítio do Pica-pau Amarelo. Monteiro Lobato morreu em 1948. O QUE SE COMEMORA NO DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL? É uma data que tem por objetivo celebrar a literatura infantil brasileira como um todo. Dessa forma, autoras e autores desse gênero, bem como seus livros, são lembrados nessa ocasião, além de ser um bom momento para discutir a importância da literatura infantil na cultura brasileira, expor os problemas que ela enfrenta, divulgar as histórias bem-sucedidas dela, e realizar o lançamento de novos livros e autores do gênero. O incentivo à leitura é, portanto, um desafio para pais ou responsáveis, escolas, editoras, enfim, todo um país. “O desenvolvimento e hábitos permanentes de leitura são um processo constante, que começa no lar, aperfeiçoa-se na escola vida afora, através das influências da atmosfera cultural geral e dos esforços conscientes da educação e das bibliotecas públicas”. (BAMBERGER) DICAS PARA ESTIMULAR A LEITURA EM NOSSOS ALUNOS E FILHOS O PAPEL DA LEITURA COM AS CRIANÇAS LONGE DA ESCOLA Um estudo realizado por pesquisadoras de Barcelona sobre o papel da leitura em voz alta dos adultos para as crianças confirmou que, na infância, ouvir histórias proporciona aprendizados que não acontecem normalmente no cotidiano da infância. A conclusão é que as crianças que têm a oportunidade de escutar a leitura de livros desde cedo desenvolvem um vocabulário mais rico, habilidades de linguagem mais complexas e se tornam capazes de fazer narrações mais elaboradas. Além disso, essas crianças demonstram mais facilidade ao aprender a ler e escrever durante a fase da alfabetização, desenvolvendo melhor a compreensão de leitura e consequentemente apresentando melhor desempenho escolar. Assim, estimular a leitura de forma desvinculada das obrigações escolares traz diferentes benefícios. Ao mesmo tempo, estimula aprendizados importantes que terão influência no desempenho escolar posteriormente e, também, fortalece os laços afetivos entre a criança e a família nesse momento delicado. CONHEÇA DIFERENTES MANEIRAS DE INCENTIVAR A LEITURA EM CASA Dois fatores são importantes para estimular uma relação positiva com a leitura e enriquecer o repertório das crianças: a diversidade e a naturalidade dessas experiências. Ou seja, é importante criar oportunidades variadas de contato com livros e histórias, mas de forma natural e prazerosa, que não seja obrigatória e nem pesada para rotina das crianças. 1. DIVERSIFIQUE OS LIVROS Se o objetivo é incentivar o hábito de leitura, não é difícil encontrar milhares de opções de livros para oferecer aos pequenos. Porém, nem sempre lembramos que a variedade de diversificar os gêneros literários também tem um papel muito importante para o desenvolvimento de um leitor. Histórias de fantasia, mistério, humor, poemas… Entrar em contato com diferentes tipos de textos e ilustrações tem um grande papel na formação dos leitores. Isso expõe a criança a maior variedade de palavras e estruturas narrativas. É como oferecer alimentos diversificados para que ela possa desenvolver seu paladar, aprender a gostar de mais tipos de livros e descobrir suas próprias preferências! 2. LEIA DE NOVO, DE UM JEITO DIFERENTE Não é porque um livro infantil já foi lido uma vez que devemos esquecê-lo no fundo da prateleira. Pode ser que uma história que não cativou a criança um tempo atrás desperte seu interesse nessa nova fase. Sempre há mais a se explorar em um mesmo livro: lendo de novo, a criança pode perceber coisas que não havia notado antes. Tente ir além da leitura rápida e superficial: explore a capa e os personagens, faça perguntas para a criança sobre o que ela lembra da história, peça que ela mesma a conte. Outra ideia é desenhar e recortar os personagens para fazer um teatrinho, encenando as falas e criando trilhas sonoras. 3. TRANSFORME A CRIANÇA EM PERSONAGEM Uma forma interativa e inovadora de estimular o interesse pela leitura é transformar as crianças em personagens de livros personalizados. A personalização é um grande instrumento para a construção de identidade e auto-estima, e ajuda a criança a se identificar com a história. 4. CONHEÇA PODCASTS DE HISTÓRIAS Quanto maior a diversidade de experiências linguísticas a que a criança tiver acesso, melhor. Os formatos digitais oferecem novas formas de ouvir leituras, os podcasts infantis. Uma vantagem dos podcasts é a ausência de telas, estimulando o exercício da escuta e da imaginação. O podcast Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes é uma versão sonora do livro infantil que conta as trajetórias de mulheres inspiradoras. Já o podcast Conta pra Mim? traz histórias narradas pela contadora Fafá Conta e por Thiago Queiroz, da plataforma “Paizinho, Vírgula”. E o Podventura é uma história em áudio do e escritor Fernando Rodrigues, formada por 13 capítulos, que desafia as crianças mais velhas com uma narrativa cheia de aventuras. 5. MOSTRE VÍDEOS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS Os vídeos são outra opção para diversificar o contato com histórias, principalmente nos momentos em que os pais estão ocupados. Outra vantagem é a possibilidade de ouvir especialistas: cada contador dá vida às histórias de uma forma única, buscando despertar a imaginação, aguçar os sentidos e encantar as crianças por meio das palavras. Algumas indicações são a Marina Bastos, a Fafá Conta, a Samara Rosa e o Cris Gouveia da página Um Canto que Canta. 6. BAIXE O JOGO HISTÓRIAS FANTÁSTICAS Esse é um jogo educativo criado em parceria pela Agenda Edu e a Dentro da História, que estimula as crianças a criarem centenas de histórias, incentivando a criatividade, e sempre rendendo muitas risadas! São 60 cartas para imprimir, junto com um manual com dicas de como jogar em casa e na escola. Ao misturar e juntar as cartas de muitas formas diferentes, os jogadores exercitam a capacidade de ouvir e de criar histórias, desenvolvendo habilidades de escuta, compreendendo as estruturas narrativas e aprendendo a construir histórias e personagens. Todas essas habilidades são importantes para que a criança tenha um contato mais prazeroso com a leitura. 7. CRIE UM CANTINHO DA LEITURA Ter um lugar especial para aproveitar a leitura ajuda a criança a se desligar de outras atividades e mergulhar de verdade nas histórias. Experimente criar uma “área da leitura” que seja muito divertida! Espalhe almofadas no chão, coloque bichinhos de pelúcia por perto, crie uma cabaninha com lençóis e cadeiras, adicione luzinhas de Natal. Veja aqui várias fotos com ideias para a decoração. Também é legal inventar um nome mágico para esse lugar junto com o seu pequeno: Tenda da Imaginação, Esconderijo dos Ninjas Leitores, Caverna da Leitura… Vocês vão viver momentos muito especiais neste cantinho!