Colégio Paraná - Educando com amor

MENSAGEM

Pais e filhos. ( Autor Ricardo Prado)

30-09-2021
As crianças que aprendem hoje serão os adultos que ensinarão amanhã. Este é um dos ditados que mais exprimem uma das realidades que existem em nossas vidas. Porém, não são todos os Pais que conseguem visualizar esta realidade quando se trata de criar os filhos, e os criam apenas com as noções de cuidado, amor, proteção, alimentação, moradia, vestimenta, saúde e educação, mas se esquecem de que, além destes itens, que são essenciais na criação dos filhos, existem outros que também são importantes para o desenvolvimento humano deles, que irão refletir diretamente em suas vidas quando se tornarem adultos: O desenvolvimento dos dons, dos potenciais, das vocações e do preparo para a vida. Na maioria dos casos, os dons tem sua primeira manifestação na infância. É neste momento que os pais devem estar atentos aos primeiros movimentos, aos primeiros desejos e se colocarem como colaboradores e amigos, oferecendo apoio e direcionamento para que estes dons se desenvolvam da forma correta e positiva. Alguns Pais simplesmente tiram o pincel da mão da criança e colocam um compasso por acharem que o melhor para ela será a Arquitetura e não a Pintura. E é assim que crianças especiais são transformadas em adultos infelizes. Dons e potenciais não são escolhas dos Pais, mas sim propriedades dos filhos por direito e mérito. Esta é uma confusão que muitas vezes acaba gerando um péssimo resultado no futuro. Pessoas infelizes, que por vezes chegam à velhice sem ter sequer descoberto quais são seus verdadeiros dons e potenciais. A pergunta que se coloca neste ponto é: Você como Pai ou Mãe, deseja que seus filhos sejam felizes ou quer que eles o façam feliz? E geralmente a questão recai sobre o dinheiro, porém não é apenas isto. A questão principal é fazer o que nasceu para fazer e sabe fazer melhor, e assim, por consequência, ao se sentir-se feliz e realizado, ganhar dinheiro. Não podemos nunca esquecer de que estes dons e potenciais se refletem em todos os campos: ensino, social, amoroso, religioso e etc. Se um Pai ou uma Mãe não foi capaz de conquistar as coisas em sua vida e de fazer o que gostaria de ter feito, isto nunca será um problema dos filhos. Não devemos projetar nos filhos nossas frustrações e muito menos delegar a eles a responsabilidade de realizarem e serem tudo que nós não fomos capazes de realizar ou sermos. Que os filhos possam realizar seus próprios sonhos e aprenderem a adquirir a responsabilidade por estes sonhos. Filhos também são seres humanos com sonhos, desejos, vontades e aspirações. Acredite, os filhos não esperam que os Pais sejam apenas "Pais", mas sim amigos e companheiros leais que os transformem em grandes pessoas, que os apoiem em seus dons, sonhos e potenciais, que os permitam optar pelo aprendizado por suas próprias escolhas e caminhos, andar pelas próprias pernas e pensar pelas próprias mentes, e mesmo assim terem a certeza de que sempre terão grandes amigos que os receberão de braços abertos a qualquer momento, apoiando-os sempre, para que não desistam e continuem tentando fazer o que todos viemos fazer neste planeta...VIVER, CRIAR, REALIZAR e fazer a DIFERENÇA! Não seja apenas um Pai ou uma Mãe. Seja muito mais do que isto para seus filhos. Eles merecem!